terça-feira, 19 de abril de 2011

Paixão



Eu me lembro do dia que me apaixonei por fotografia. Me lembro da hora, do lugar, e da sensação. Me lembro da minha primera foto com esse olhar, mais fotógrafo. Era uma flor daquelas de campo, branquinhas, miudinhas, bem sem graça, que todo mundo passa e ninguém olha. Eis um dos fatores que despertou essa paixão: A fotografia nos obriga a olhar pra algo que talvez nunca olharíamos se estivessemos de passagem. Como essa flor, sem graça, mas que na foto, em evidência, tão bem focada e bem centrada, tornou-se uma das flores mas bonitas que já vi! Vemos mendigos, pobreza e miséria todos os dias nas ruas da cidade, mas (absurdamente) estamos acostumados com isso, então é como se não enxergássemos mais! Porém, em uma exposição de fotografias sobre pobreza e miséria, onde essas pessoas estão no centro das fotografias, elas tornam-se o centro de nossas atenções, e nos fazem refletir sobre isso. A criança na foto está esperando trocados na porta da Igreja da Nossa Senhora da Conceição. Todos os dias elas estão lá, nas portas de outras igrejas, na Agamenon Magalhães, Na Rosa e Silva, mas não vemos. Captou o poder e a responsabildiade que uma fotografia tem? São ambos gigantes!


A flor não estava nem aberta, nem fechada. Por isso nunca descobri se ela estava pra abrir ou pra fechar... e como toda flor, cedo ou tarde, não estaria mais alí. Mas a foto a eternizou, daquele jeitinho, meio aberta, meio fechada. Nada jamais será daquele jeito, naquela hora, naquela luz, naquele ar. Tudo passa, mas na fotografia o tempo para, e essa é outra coisa que acho tão mágico a respeito dessa minha paixão: Poder eternizar as coisas em um simples "clic"! Histórias, momentos, sorrisos, todos presos alí. Infelizmente eu não sei onde foi parar essa minha primeiro foto da flor branca. Talvez no meu computador antes desse, ou talvez no de antes, realmente não sei, mas ela está em algum lugar, daquele jeitinho... para sempre.


Tem gente que fotografa coisa, tem gente que fotografa gente, tem gente que fotografa bicho... Eu, particularmente, gosto de fotografar Flores, natureza. Acho que já deu bem pra perceber, né? Hehehe. Não sei se pelo fato de ter sido amor a primeira vista, ou pelo fato de que as flores sempre me encantaram, mesmo. Ontem, ganhei flores do meu namorado. Claro que achei um gesto lindo, romântico e encantador! Mas vê-las morrendo é que é a parte chata da coisa.

Tem gente que se preocupa com a parte técnica da coisa. Pra mim, isso é o de menos. Quem acha que a arte só está na tecnica não ama fotografia, por que arte tem tudo a ver com sentimentos. Claro que a técnica é muito importante pra quem deseja levar a fotografia como profissão, mas até essas pessoas sabem que o mais importante é o que a foto está nos dizendo, a história que ela está nos contando, os segredos que ela está tentando passar, os sentimentos, os cheiros, as cores que ela nos passa. Sim, fotografia tem cheiro, e azar de quem não sente!

Um teste: Pegue uma foto, com várias pessoas. Observe bem a cara de cada uma delas, e tente imaginar o que cada uma estava pensando, ou falando, ou mostrando. Oberseve a paisagem por trás dessas pessoas, o céu, o chão, o ambiente. Tente imaginar quantos graus fazia, ou se estava de manhã, ou de tarde, ou a noite! Tente imaginar o cheiro daquele ambiente misturado com aquelas pessoas, tente imaginar o que elas estavam fazendo antes de tirar aquela foto... são tantas coisas, tantas possibilidades, em um único momento que as vezes não dura 10 segundos e CLIC, acabou. Tá eternizado. Eu não sei vocês, mas eu acho isso a coisa mais INCRÍVEL do planeta terra! ;)  


Acho que é por isso que paixão, né? A gente ver a  grandiosidade em algo que alguém que não tem a mesma paixão jamais verá. Achar tão incrível, tão sensacional... Paixão na verdade é algo que todo mundo deveria ter por alguma coisa. Faz a vida ter mais sentido, tudo fica com mais cor, com mais vida! A minha em especial, deixa TUDO mais bonito! As paixões realmente nos LIBERTAM! Quem não tem paixão por nada que me desculpe, mas a vida de vocês é meio preta e branca, meio triste... Tá, não quero causar polêmica! Hehehe. Mas eu vou-me embora, que esse barulho de furadeira no apartamento aqui de cima está me deixando mais perturbada do que eu normalmente sou! Fui!

Sugestão músical: Um jazzinho (é assim que escreve?) pra relaxar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário