segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sua




Todos tem o direito de fazer suas escolhas. A nossa vida só é nossa, se feita e trilhada por nós. Nossas coisas, nossos pensamentos, nossos períodos de amadurecimento. Nossas quedas, nossas decepções, nossos costumes, nossas particularidades. A proteção demasiada por aqueles que nos amam muitas vezes atrapalha, pois nem sempre vamos ter quem seja por nós. A verdade é que a maioria das batalhas travadas com o mundo, enfrentamos sozinhos. Nossa vida já diz tudo, é nossa, e de mais ninguém. Não dá pra viver de acordo com as expectativas de quem amamos, por mais que queiramos que alguém se orgulhe de nós. Não dá pra viver o que alguém queira que vivamos, se não nos deixará feliz. Seria muito bom poder viver essa vida sem decepcionar ninguém com nossas escolhas, caso achasse uma lâmpada com um gênio dentro, e a mim fossem concedidos 3 pedidos, um deles com certeza seria esse! Queremos sempre não desapontar. Mas é, não dá.

Precisamos viver o que queremos viver, e passar pelas experiências que queremos passar para descobrir do que gostamos ou não, o que devemos fazer em cada situação e por qual caminho devemos seguir. Claro, para tudo existem limites e ter discernimento do certo e do errado é fundamental. Mas como formar uma personalidade se não agindo, pensando e escolhendo por si só? A individualidade nessas horas, para mim, sempre foi excepcional. Acho que as pessoas mais velhas tem muito a nos ensinar, pela experiência. Nossos pais, avós, merecem ser ouvidos! Mas toda e qualquer vida é diferente e muito única, a sua jamais será igual a de outra pessoa. Então há certas experiências que são válidas, outras, não. Cada um é cada um, e se vivermos nossa vida baseados em experiências de outras pessoas, não estaremos, indiretamente, vivendo algo que não é nosso, nem o que queríamos, por medo de arriscar. Então seremos adultos/idosos frustrados, por não termos lutado enquanto era tempo por algo que realmente gostávamos e que nos deixava feliz. Aquilo que faz a diferença pra você, não precisa fazer diferença pra mais ninguém. O que te faz bem, você sabe! Ninguém pode te falar o que te faz ou não feliz, o que te deixa bem ou não, isso só nós sabemos. Nossa história só poderá ser contada por nós. Ninguém ama igual, nem odeia igual. Ninguém sente o mesmo gosto no café. Ninguém chora igual, nem cheira igual, nem olha igual. Ninguém sente o olho doer igual quando olha pro sol. Tudo, para todos, é diferente...

Ah, mas como é difícil aceitar! Aceitar o jeito de alguém, a forma de vida de alguém, a história de alguém. Estamos sempre criticando, sempre acusando, sempre expondo, sem realmente saber nada a respeito! Julgamos até aspectos tão inúteis como o cabelo ou modo de se vestir. Se algo em outro alguém não agrada, julgamos até dizer chega! Já imaginou se fossemos todos iguais, fazendo as mesmas escolhas? Que caos seria! Quanta gente sem graça, personalidade não existiria em nosso dicionário, seriamos pobres de cultura e diversidade. Egoísmo é algo diariamente presente em nossos corações. A verdade é que raramente temos respeito pelas escolhas das outras pessoas, caso não nos agradem. O que queremos mesmo é ser agradados com tudo sobre todas as circunstâncias e pronto! Mas isso nunca vai existir... e é como um texto que vi essa semana, da jornalista Eliane Brum, a vida é falta, mas é o que temos! E não adianta ficar se sentindo injustiçado, por que um dia ela acaba! Então, honremos nossas escolhas, nossos caminhos, aproveitemos essa vida que é só UMA, não existe outra! Eu irei honrar a minha, e não abrirei mão dessas escolhas que fiz, faço e farei, com a certeza absoluta de que os que me respeitarão e continuarão me amando independe de qualquer coisa! Amar é respeitar.

Em meu último post, também falei sobre respeito. Falei que o respeito é fundamental. E pra quem tem. Devemos viver nossa vida com nossas escolhas, sim! Mas não passando por cima de tudo e todos pra isso... existe uma diferença entre lutar pelos seus ideais e derrubar pelos seus ideais! Pois se para alcançar ideais é preciso prejudicar alguém, os conceitos devem ser muito bem repensados! Pra mim, a felicidade só vem quando cedemos ao que nos faz feliz! Respeite as suas escolhas. Respeite as escolhas alheias. Sem medo de arriscar! Ah, e esse vazio que você sente aí dentro? Só você pode preencher. Não espere que alguém o faça.  Espero que tenha conseguido transmitir meus sentimentos, uma boa semana à todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário